Flor de Laranjeira

Flor de Laranjeira
Aqui sou simplesmente, feliz...

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

AS CINCO FASES DE VIDA

 
3ª Exposição de pintura: “AS CINCO FASES DE VIDA”

Galeria de Arte Aquáriu’s - Guarda
Edite Pinheiro - Desde 10-02-2010 a 25-03-2010


AS CINCO FASES DE VIDA

Exposição de pintura no Restaurante e Galeria de Arte Aquáriu`s. (Guarda)

Passados vinte e quatro anos, reencontro a pessoa que me negou ajuda, que na altura não valorizou a minha arte. Essa pessoa, hoje, olha para a arte de uma forma diferente, aprecia-a como nunca a soube compreender. Vê a arte, apesar de ser pintor e escultor, como não a sentia nessa altura.

Tudo isto, para dizer que os tempos mudaram e as vontades também.
Tudo fica registado na nossa memória, por mais que queiramos esconder-nos, tudo se revela um dia.
Comecei à muito tempo a revelar o meu dom para a pintura, no longínquo ano de 1985, com apenas 19 anos de idade. Depois disso, cinco fases bem distintas marcaram a minha trajectória artística.

1ª Fase - Demonstrada nos retratos, que pintava a pastel e carvão. Trabalhava árduamente, dia e noite, para me aprefeiçoar e retratar a pessoa no papel, com perfeição e exactidão, sem qualquer aprendizagem. Consegui fazê-lo e, a prova disso, é que fiz imensos retratos, ganhei dinheiro com o suor do meu trabalho. Sem a ajuda de ninguém, só com o meu esforço.

2ª Fase - Aconteceu no ano de 1986, em que demonstro o calor humano que transborda de mim. A chama e o fogo, com o tema: "Pôr do Sol", para lá do mar, representado numa tela a óleo, em tons alaranjados, vermelhos e pretos. Pintei o quadro sem qualquer aprendizagem, nem explicação de como se pintava uma tela, foi a minha primeira experiência.

3ª Fase - No 2º quadro, ainda no ano de 1986, pintei, a carvão, uma "Paisagem Outonal", representando uma floresta despida, reflectida nas águas calmas de um rio, sem côr, simbolizando a nudêz de preconceitos, a simplicidade, a transparência do que é simples.

4ª Fase - No final do ano de 1987, já estava no Porto, cheia de ideias e sonhos. Inscrevi-me num atelier de pintura para aprender as técnicas da pintura a óleo. Nessa altura, pintei uma tela com o tema: "Tempestade", na qual represento um barco em alto mar. Águas revoltas e uma gaivota, em tons azulados. Que representa o desassossego da minha vida, os ventos e as chuvas que me não largavam. Tal como o barco no meio da tempestade, eu não sabia o que fazer à minha vida, não conseguia seguir os meus sonhos.

5ª Fase - No início do ano de 1988, três semanas depois da "Tempestade", pintei a segunda tela, a preto e branco, tons cinzentos, com o tema: "O abismo", em que represento uma estrada sem fim, e para lá dos montes e vales, ao longe, um precipício. O grito de desespero está bem patentente na tela, mas, eu ouvi o meu coração e segui-o.

Como é vulgo dizer, "mais vale tarde do que nunca", ainda vou a tempo de recuperar os anos perdidos. Ainda vou a tempo de realizar todos os meus sonhos.

Hoje alguém me disse:
- Tem de pintar outro quadro, diferente deste, para se livrar da tela "abismo".
Eu respondi?
- Sim, é isso que tenho de fazer, mas preciso de inspiração para voltar a pintar.
Se eu disser: - Vou conseguir livrar-me do abismo!
Estou certa de que estou a ser sincera comigo e confiante nas minhas capacidades.

Edite Pinheiro
Março, 18 / 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário