Flor de Laranjeira

Flor de Laranjeira
Aqui sou simplesmente, feliz...

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PERSPECTIVAS


PÉS, AS NOSSAS RAÍZES

Lavei os pés na água corrente, clara e fresca. Cuidei dos pés da criança que me habita. Lembro-me da criança que fui e que ainda sou. A criança com dor nos pés. Tratei das feridas e dos cortes entre os dedos. Depois de tratados e repousados, experimentaram o prazer de estar sobre a terra e imaginei o meu corpo como uma árvore. Levantei-me e coloquei-me de pé. Dei um passo em frente para ir além dos meus limites e aceitar o que sou, um ser diferente e nada normal. Para me libertar e sair do sufoco aceitei a condição de ir mais longe e a possibilidade de ir em frente dando os passos seguros de caminhante e peregrina, indo em direcção ao meu semelhante.
Dar o abraço da reconciliação e ir ao encontro do perdão, no meu diálogo de ser diferente. Assistir à queda da discriminação, do racismo, da exclusão, da mentalidade de privilégios e de classes. A seiva que vive em mim nasce na raiz e sobe por todo o meu corpo fortalecendo todos os meus ossos e músculos. É assim que me sinto. Como se uma luz iluminasse a minha vida e fizesse o elo entre mim e o meu ser. Agindo conforme a minha vontade, libertando-me e criando relações de aliança e de igualdade no poder da ternura e na fraqueza da violência.
Para viver e não morrer como louco.
"Se vives o lava-pés poderás ser um mártir, nunca um algoz". Lava-pés é descer de nosso pedestal e chegar até ao chão, deixando que o pó e o barro nos revelem de que fomos feitos.
"Com acolhimento, hospitalidade e cura dos pés feridos, aceitei as minhas fraquezas e as dos outros".

Edite Pinheiro
Vídeo: Julho, 11 / 2010
Texto: Julho, 19 / 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário